quarta-feira, 16 de março de 2011

Aquecimento global – Ainda pensa que não é um problema?

Temos vindo a assistir a imensas tragédias recentemente. Desde as inundações da Madeira, e, mais recentemente, a morte de uma criança na cidade de Paredes após a queda do ramo de uma árvore, esta última que presenciei por estar a passar lá perto devido a motivos pessoais. Qual a causa de tudo isto?




A causa é o aquecimento global, e quem o provocou foi o Homem. Falei em casos recentes, mas não podemos esquecer outros anteriores. Furacões, cheias, … praticamente todos os desastres naturais que temos vindo a assistir nestes últimos tempos são consequências de actos que tomámos no passado e ainda tomamos hoje em dia.
Claro que é difícil tomar medidas para combater isto. É impossível retirar a quantidade de gases CO2 que estão no gelo da Antárctida, é impossível emendar o passado, mas é possível evitar com que se repita no futuro. Cada um de nós tem que começar a agir de forma diferente, e talvez nem seja assim tão difícil começar a reduzir a nossa pegada ecológica.
Será necessário pegar num carro em todos os deslocamentos? Se existe algum tempo livre, porque não andar uns 2km, por exemplo, a pé? Porquê continuar a fumar se tal não é benéfico para ninguém? Por que continuam as empresas a não cumprir as regras de básicas de preservação do ambiente? Custa assim tanto? Talvez prefiram pagar uma multa.
Impedir aquilo que acontece no presente é impossível, mas podemos impedir aquilo que acontecerá no futuro. Compre materiais reciclados, prefira produtos certificados e que cumpram as legislações. China, EUA,… por que continuam? Por que não se moralizam as pessoas das consequências? Custará assim tanto? E falo desses países, mas não esqueçamos Portugal.
Nesta frase poderei estar a exagerar, e sei que não a devia dizer, e tenho consciência do quão frio estou a ser ao escrevê-la, mas, no fundo, estamos a ter aquilo que merecemos. E o leitor? Qual a sua opinião?